Parque Estadual de Vila Velha no Paraná: Dicas deste lugar pertinho de Curitiba
- Amorecos Viajantes
- 23 de mai. de 2024
- 4 min de leitura
Atualizado: 7 de jun. de 2024
O Parque de Vila Velha, lugar lindo e famoso pelas suas formações rochosas de arenito.
Fazia tempo que não voltávamos neste lugar famoso e pertinho de Curitiba, a oportunidade foi uma corrida promovida dentro do Parque.
Confira essas dicas e inclua em seu roteiro.
Onde fica e como chegar ao Parque Estadual de Vila Velha no Paraná
O Parque Vila Velha fica a 90 km do centro de Curitiba, próximo de Ponta Grossa, no Paraná, o trajeto pode ser feito em aproximadamente 1 hora. O acesso ao local é pela rodovia pedagiada BR-376.
O horário de entrada é das 09h às 15h30, mas para que seja possível visitar todos os atrativos você precisará chegar no parque até as 13h. E as terças-feiras o parque não abre.
O que visitar no Parque Estadual de Vila Velha
O Parque Estadual de Vila Velha em Ponta Grossa foi criado em 1953, mas passou por diversas modificações em suas estruturas, antigamente as pessoas tinham acesso e até subiam em cima dos arenitos, mas para preservar a natureza e o patrimônio natural as visitas só podem ser realizadas com guias.
As atrações do Parque de Vila Velha estão divididas em 3 partes: Formações de arenitos, furnas 1 e 2 e a Lagoa Dourada. A duração dos passeios é de 3 a 4 horas, vai depender de conseguir um horário após a outro de cada atração. A maioria das trilhas são pavimentadas.
É importante levar repelente e protetor solar, e usar roupas e calçados confortáveis como tênis, praticamente todo o passeio é feito ao ar livre.
E também tem o Centro de Visitantes: com estacionamento, bilheteria, lanchonete, banheiros e restaurante. E é deste local que os ônibus estilo jardineira saem para as 3 atrações do Parque de Vila Velha e todos são acompanhados por um guia.
Você também pode fazer o passeio de bicicleta na trilha com placas indicativas, também é pago.
Confira todas as informações sobre as atrações no site oficial.
Parque Vila Velha: Arenitos, é a principal atração do Parque
Os arenitos, são formações rochosas que foram esculpidas com o tempo, pela ação das chuvas, ventos e erosão e que se transformaram nestas formas curiosas.
Durante o percurso, os guias vão mostrando aos visitantes as diversas formas dos arenitos, alguns que são fáceis de descobrir e outros que requerem imaginação, como a Pedra da Taça, Cara do Índio, do Camelo, entre tantas outras.
A trilha é toda pavimentada e está dividida em duas partes. A primeira te leva até o arenito mais famoso do parque que é a taça e tem aproximadamente 1.100 metros de caminhada, o grau de dificuldade é leve e o leva aproximadamente 50 minutos, neste ponto o visitante pode retornar de ônibus ou optar em continuar para a segunda trilha, que é um pouco mais puxada que a primeira.
Neste segundo trajeto da trilha, a região é mais úmida e pode ser mais escorregadia em função da vegetação, mas é possível ficar mais próximo dos arenitos. Essa parte da trilha tem aproximadamente 1.600 metros de extensão, e é bem diferente da primeira parte, mas vale a experiência de ficar mais próximo da vegetação, arenitos e encontrar até alguns animais como esquilos no meio do caminho.
Parque Vila Velha: Lagoa Dourada
A Lagoa Dourada recebeu este nome em função do reflexo do sol em suas águas em um determinado período do dia.
A trilha para chegar nela é curta, tem aproximadamente 400 metros e tem um grau de dificuldade leve.
A lagoa tem uma área de 220 metros e transparência que é possível observar cardumes de peixes em alguns pontos, mesmo em dias mais nublados. Não é permitido nadar ou pescar na Lagoa.
Parque Vila Velha: Furnas 1 e 2
O trajeto para chegar até as Furnas é mais longo e também é feito de ônibus, mas durante este trajeto é possível admirar as paisagens que são lindas.
As Furnas dos Andorinhões e dos Lambaris, são cavernas verticais que formam buracos enormes no chão e com água até a metade, com mais de 100 metros de profundidade. A trilha das Furnas também é auto guiada e com grau de dificuldade leve e o percurso é em torno de uma hora.
Furnas 1
Conhecida por Furnas dos Andorinhões, tem um espetáculo à parte, formado por vegetação e serve de abrigo para os andorinhões, em nossa visita fomos presenteados por um espetáculo maravilhoso dos Andorinhões com suas revoadas. Até o ano de 2000, havia um elevador que atualmente está desativado devido ao impacto ambiental.
Furnas 2
Conhecida por Furnas dos Lambaris, possui uma extensão maior e também é neste local que fica a tirolesa, que passa por cima desta furna e o arvorismo, o ingresso para estas duas atrações é pago à parte.

Parque Vila Velha: Outras Atrações
Com a concessão, o parque realizou melhorias e trouxe novas atrações como:
Arvorismo, com 120m de circuito entre as árvores.
Balão estacionário, cada voo dura em média 10 minutos a uma altura de 15 metros que equivale a um edifício de cinco andares e essa atividade está condicionada às condições dos ventos.
Caminhada noturna, a caminhada é realizada em noites de Lua Nova ou Cheia e é sob orientação de um guia perito no assunto astronômico.
Cicloturismo, ao todo são 22 km de circuito todo sinalizado e pelas principais atrações do Parque sem pegar o ônibus, o passeio é realizado com a sua própria bicicleta. Além de ser auto guiado, o valor do ingresso é diferenciado.
O ingresso pode ser adquirido pelo site ou na bilheteria física, confira todas as informações pelo site oficial do site oficial.
Nós ficamos hospedados no Hotel Planalto, a localização é ótimo e possui vários atrativos próximos, como o Lumen Café, que fica dentro do Hotel.
Commenti